O Tangram, que em sua tradução do chinês significa literalmente ‘sete peças de habilidade’, é um quebra-cabeças geométrico formado por 7 peças, chamadas tans: são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo.
Utilizando todas essas peças sem sobrepô-las, podemos formar várias figuras. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.
As figuras podem ser pessoas, animais, objetos e outros símbolos, que nos permitem ilustrar histórias, trabalhar foco, concentração, lateralidade, introduzir figuras geométricas.
Nas aulas de Yoga nos ajudam a formar os animais que representam alguns asanas, a melhorar a atenção e também a relaxar.
Além disso, treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas, contribuindo em muito para a educação emocional.
Uma antiga história chinesa conta que um sábio, um velho sábio, deveria levar um precioso quadrado de vidro ao Rei que precisava dele para concluir uma janela em seu palácio.
O pedaço quadrado de vidro foi envolto em seda e lona e colocado na mochila do sábio, pois a viagem seria longa, atravessando desertos, rios, campos e florestas.
Depois de percorrer este longo trajeto, ele chegou a uma montanha, subiu ao seu topo e de lá vislumbrou o palácio do Rei.
Satisfeito por ter quase chegado, se descuidou, tropeçou e caiu. Ao se levantar e verificar sua mochila, percebeu que o vidro havia se quebrado, mas mesmo assim, seguiu até o seu destino.
Quando ele encontrou o Rei, contou sobre sua jornada e admitiu que o vidro havia se quebrado.
Ao tirá-lo da mochila, desenrolou a lona e a seda que o envolviam e percebeu surpreso que o vidro não estava exatamente quebrado, mas dividido em sete formas geométricas.
O sábio, aproveitou estas formas e começou a formar imagens para descrever sua jornada.
Mostrou ao Rei sua casa, um camelo que viu no deserto, monges que encontrou pelo caminho, um barco no rio que atravessou e a cadeia de montanhas onde ele caiu.
O rei gostava tanto de figuras geométricas e de como o sábio contou sua história que resolveu recriar as peças em madeira e assim surgiu o Tangram.
Abaixo podemos ver algumas figuras formadas com o Tangram:
Como podem ver, este maravilhoso quebra-cabeças, pode nos ajudar bastante no desenvolvimento de aulas e atividades.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO 2º ANO 1- POR QUE SNOOPY TEVE QUE IR PARA A ESCOLA DE DISCIPLINA? 2- POR QUE SNOOPY ESTAVA CHORANDO? 3- PARA ONDE ELE VOLTOU? PARA CASA