O jogo de Xadrez - Regras do Jogo (completo)
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SILÊNCIO E RACIOCÍNIO
XADREZ BÁSICO – Aulas 01 a 13
Aula 01 – O tabuleiro
A luta entre as peças é travada em um tabuleiro de 64 casas (8×8). Alternando casas pretas com casas brancas.
O diagrama acima mostra o posicionamento do tabuleiro. A casa da direita de cada jogador deve ser branca. Para ficar mais fácil a aprendizagem, vamos dividir o tabuleiro em colunas, filas e diagonais.
Colunas: Seqüência de casas verticais.
Filas: Seqüência de casas horizontais.
Diagonais: Seqüência de casas oblíquas em linha reta.
Colunas: Seqüência de casas verticais.
Filas: Seqüência de casas horizontais.
Diagonais: Seqüência de casas oblíquas em linha reta.
AS CASAS E SEUS NOMES
Todas as casas do tabuleiro possuem uma denominação específica que é dada pelo encontro de uma fila com uma coluna. As colunas recebem letras de a até h e as filas são numeradas de 1 até 8.
EXEMPLO: O encontro da coluna a com a fila 1 vai dar orígem à casa a1.
EXEMPLO: O encontro da coluna a com a fila 1 vai dar orígem à casa a1.
Exercícios:
Identifique no diagrama abaixo as seguintes casas: a8, b4, c5, d2, d7, e4, f6, g3, h1.
Aula 02 – As peças
Cada jogador inicia a partida com 16 peças. As brancas estão situadas nas duas primeiras fileiras (1 e 2), e as pretas nas duas últimas filas (7 e 8 ).
AS PEÇAS
PEÇA
|
SÍMBOLO
| |
Brancas
|
Pretas
| |
Rei
| ||
Dama
| ||
Torre
| ||
Bispo
| ||
Cavalo
| ||
Peão
|
Ao iniciar a partida a distribuição das peças é feita da seguinte forma: um rei, uma dama, duas torres, dois bispos, dois cavalos e oito peões para cada jogador.
A POSIÇÃO INICIAL DAS PEÇAS
Quando vamos iniciar uma partida, as peças devem estar posicionadas conforme o diagrama abaixo:
Observe que na posição inicial a dama branca ocupa a casa branca e a dama preta ocupa a casa preta.
Exercícios:
Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes peças: Rei branco, Dama pretas, Bispos brancos.
Aula 03 – O Rei
É a peça principal do jogo. O rei se move para todos os lados de uma em uma casa.
No diagrama 4, o rei branco está na casa d5. Nesta situação o rei pode ser movimentado para c6, d6, e6, e5, e4, d4, c4, ou c5 (oito casas distintas). O Rei não pode ficar ao lado do rei adversário, é considerado uma jogada ilegal. Observando o diagrama 4, caso o rei preto estivesse na casa d7, as brancas jamais poderiam jogar o rei para as casas c6, d6 ou e6 por estarem controladas pelo rei preto.
Exercício:
Sabendo que um rei não pode estar em uma casa contígua a outro rei, qual é o número máximo de reis que é possível colocar no tabuleiro abaixo?
Aula 04 – A Dama
A dama movimenta-se em todas as direções quantas casas quiser.
A dama é uma peça muito poderosa pelo seu raio de ação. Na posição do diagrama 5 a dama controla 27 casas simultaneamente. O seu raio de ação diminui a medida que existam peças nas casas em que ela controle. Na posição inicial, por exemplo, a dama possui o seu caminho bloqueado por suas próprias peças.
Exercício:
Coloque 8 damas no tabuleiro abaixo sem que nenhuma das 8 damas esteja no raio de ação das outras.
Aula 05 – Xeque
Quando o rei está ameaçado por qualquer peça adversária dizemos que ele está em xeque.
Na posição acima, a dama branca está aplicando um xeque no rei adversário. Para o jogador escapar do xeque basta movimentar o rei para uma casa que não esteja sendo ameaçada pela dama branca (b8, b7, d8 ou d7).
Exercício:
Observe a posição abaixo e encontre todas as casas em que se for colocada a dama branca, o rei preto ficará em xeque.
Aula 06 – Xeque-Mate
O xeque-mate é o ponto final da partida. Se o rei está em xeque e não existem casas para ocupar que não estejam ameaçadas, então o rei está em xeque-mate.
O diagrama 7 demonstra uma posição de xeque-mate. As brancas jogaram a dama na casa d7 e deram xeque-mate. A dama branca ataca o rei e todas as casas de fuga (c8, c7, e8 e e7) e não pode ser capturada, pois conta com a defesa do rei branco.
Exercício:
Analise a posição abaixo e encontre todas as casas em que se for colocada a dama branca, o rei preto ficará em xeque-mate.
Aula 07 – Afogamento
Quando o rei não está em xeque e as casas que o cercam estão ameaçadas, a partida está empatada pois o rei está afogado.
Na posição acima, o lance corresponde às pretas. O rei não está em xeque e as casas g8, g7 e h7 estão ameaças pela dama. Nesse caso a partida está empatada.
Exercício:
Analise a posição abaixo e encontre a única casa em que se for colocada a dama branca, o rei preto ficará afogado.
Aula 08 – Registrando uma Posição
À medida que uma partida vai se desenvolvendo, várias são as posições que ficam sobre o tabuleiro. A anotação de uma posição pode ser feita de seguinte forma:
1º Para representar a peça usamos sua inicial.
2º Ao lado da inicial colocamos o nome da casa em que está localizada.
A posição do diagrama 9 pode ser descrita assim:
Brancas: Rc4, De6
Pretas: Rc7
Exercício:
Usando a notação Algébrica, anote a posição das peças no diagrama abaixo.
Aula 09 – Como Anotar uma Partida?
Anotar o lance tem como função descrever o movimento da peça sobre o tabuleiro. Esta anotação pode ser feita em duas colunas: na direita o lance das pretas e na esquerda o lance branco. Cada lance é devidamente numerado.
Nº | Brancas | Pretas |
1 | Re4 | |
2 | ||
3 |
A partir dessa ordem os lances são anotados um a um. Para anotarmos um lance, primeiro utilizamos a inicial da peça que será movimentada, seguida da denominação da casa onde ela ficará. Observe na tabela que a letra R se refere ao rei e as coordenadas e4 indicam a casa para onde foi.
A única peça que não colocamos a inicial é o peão. Neste caso utilizamos somente a casa para onde foi.
Exercício:
Usando um tabuleiro e peças, reproduza a seguinte partida:
Brancas | Pretas | |
1 | e4 | e5 |
2 | Bc4 | Bc5 |
3 | Dh5 | Cf6 |
4 | Dxf7++ |
Aula 10 – Xeque-Mate: Rei e Dama x Rei
O rei solitário não pode dar xeque-mate ao rei adversário, mas o auxílio da dama o mate torna-se possível. O primeiro passo é conduzir o rei adversário à margem do tabuleiro.
Na posição acima o lance corresponde às brancas. As pretas possuem três casas livres (c8, d8 e d7). As outras cinco casas estão ameaças pela dama ou pelo rei. Agora as brancas jogaram 1. Db5 retirando a casa d7 das pretas. As pretas podem jogar o rei para c8 ou d8 e para qualquer uma destas respostas, as brancas jogarão 2. Rd6. Supondo que o rei preto tenha ido para c8, a posição após o lance das pretas será a seguinte:
Para as pretas só resta a casa d8, levando mate em um lance com 3. Dd7 ++. Jogando a dama em b8 o resultado é o mesmo: xeque-mate. A anotação dessa seqüência de movimentos fica assim:
Nº | Brancas | Pretas |
1 | Db5 | Rc8 |
2 | Rd6 | Rd8 |
3 | Dd7++ |
Exercício:
Jogando com as brancas, dê xeque-mate em dois lances.
Aula 11 – A Torre
Movimenta-se em colunas e filas quantas casas quiser, desde que estejam livres.
No exemplo acima, a torre na casa d5 pode ir as casas: d1, d2, d3 ,d4, d6, d7, d8, a5, b5, c5, e5, f5, g5 e h5.
Exercício:
Jogando com as brancas, dê xeque-mate em dois lances.
Aula 12 – O Bispo
O bispo percorre as diagonais de uma mesma cor quantas casas quiser, desde que estejam livres.
Cada jogador começa a partida com 2 bispos, um que percorre casas pretas e outro pelas casas brancas. No diagrama acima o bispo em d5 poderá ir para as casas: a8, b7, c6, e4, f3, g2, h1, a2, d3, c4, e6, f7 e g8.
Exercício:
Jogando com as brancas, dê xeque-mate em dois lances.
Aula 13 – O Cavalo
O cavalo possui um movimento diferente das demais peças. Para simplificar digamos que o cavalo anda duas na coluna ou fila, e vira para a primeira casa à esquerda ou direita. O movimento do cavalo assemelha-se a letra L maiúscula. É a única peça que pode saltar sobre outras peças. Ao final de seu movimento terá parado em uma casa de cor oposta à de origem.
Um cavalo na casa d5 poderá ir para as seguintes casas: c7, e7, f6, f4, e3, c3, b4 e b6.
Exercício:
Jogando com as brancas, dê xeque-mate em um lance.
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